segunda-feira, 2 de abril de 2007

ORIENTAÇÕES

RECADO RECEBIDO EM 02/04/07

Olá Pessoal!!

Com a finalidade de reforçar que todos da turma 2 estejam informado sobre a atividade dEftec, as profs Carla e Ana me pediram para enviar esse e-mail.

Observem que o prazo para a conclusão da atividade foi ampliando.

O novo prazo é dia 25/04.

Foi solicitado que, além da discussão no fórum, cada grupo crie um blog para postar a atividade.

Por gentileza assim que tiverem criado o blog, peço a vocês que me enviem por e-mail o endereço, para que eu possa compartilhar com os professores e colegas.

Bom trabalho.

Márcia Ribeiro PaganellaBlog:
http://meacharam.blogspot.com

Turma 2 os grupos são:

Aline, Ledjara e Iara - Deficiência Mental

Alexandre, Sandra R. e Sandra J. – Tecnologias Assistivas

Bia, Adriane e Rosane Zimmer e Maria Otília Eliane Soares e Clarice – Neuza e Eloisa – Deficiencia visual e tecnologias assistivas

Rosane Cardoso, Simone e Loiva Ligiane, Ediana e Denise Sirlei (sozinha )

Tecnologias Assistivas Orientações do dEftec:

O módulo “DEFTEC”, nome que pretende sugerir que a tecnologia pode potencializar as capacidades das pessoas em geral, e portanto das pessoas com necessidades especiais.

Cabe ressaltar que esta dinâmica constitui-se num desafio na medida em que somos chamados a trabalhar com diferentes pontos de vista, ritmos e
estilos de trabalho, tendo que congregar os esforços do grupo numa mesma direção.

Estes são elementos presentes num verdadeiro trabalho cooperativo, que envolve necessariamente a descentração e reciprocidade e relações mais heterarquicas.

Na verdade, em nossos outros ambientes de trabalho e espaços já vivenciamos situações semelhantes. A partir do levantamento das dúvidas da turma, encontramos que muitas são gerais sobre inclusão e características de Pessoas com necessidades especiais e sua aprendizagem.

Vocês já devem ter percebido que vários destes aspectos foram abordados nos textos. Igualmente, devem ter concluído que não há um único caminho para a proposta de inclusão devido às especificidades de cada necessidade especial e mais importante de cada pessoa na sua individualidade.

A inclusão também depende dos entendimentos da comunidade escolar (professores, alunos, pais, técnicos e funcionários) e dos recursos que tal comunidade possui.

Esses recursos são: humanos, fisicos, tecnologicos, etc.

A PROPOSTA:

Levando em consideração as dúvidas provisórias e o foco deste seminário, destacamos temas a serem desenvolvidos pelos grupos abrangendo pessoas com necessidades especiais e tecnologias.

OS TEMAS :

1. Pessoas com Paralisia Cerebral e Tecnologias (características sobre Paralisia Cerebral =+ tecnologias assistivas e outras tecnologias de aprendizagem para estas pessoas).

2. Pessoas com deficiência auditiva/surdez e Tecnologias (características sobre deficiência auditiva/surdez + tecnologias assistivas e outras tecnologias de aprendizagem para estas pessoas)

3. Pessoas com deficiência física-motora e Tecnologias
(características sobre deficiência física-motora + tecnologias assistivas e outras tecnologias de aprendizagem para estas pessoas)

4. Tecnologias Assistivas em geral

OS GRUPOS DEVEM:

1. Escolher o tema e comunicar pelo webmail para a turma, professores, monitora e tutores . Cada grupo será orientado por uma das professoras (Ana ou Carla)

2. Definir problemas/perguntas que sejam respondidos no desenvolvimento do trabalho.

3. DEFTEC não é apenas uma discussão nos fóruns (que serão abertos para tal fim), mas deve-se contemplar os aspectos solicitados nos temas acima, culminando em uma publicação em blog.

4. Essa produção estará disponível para os demais grupos, gerando compartilhamento e aprendizagens. Dessa forma estaremos contribuindo com as dúvidas de colegas e saciando as nossas através dos trabalhos dos outros grupos.

MEDIADOR:


Estamos sugerindo o nome de um mediador que pode sofrer alterações caso o grupo assim o decidir. O papel do mediador é o mobilizar o grupo para a organização e realização da proposta, manter a comunicação com a professora orientadora e cuidar a observância do prazo.

MATERIAL DE APOIO:

Já existe material na “Biblioteca-material do professor”, o qual será enriquecido com novos materiais. No entanto, lembrem que podem/devem também realizar pesquisas em outras fontes.

CUIDEM A DATA FINAL

Obs. O novo prazo é dia 25/04


Enviem mail avisando recebimento desta mensagem. Bom trabalho!!! Qualquer dúvida, estamos a disposição.


Abraços. Ana Tijiboy e Carla Valenti

Nenhum comentário: